segunda-feira, 28 de abril de 2014

Contagem decrescente para o Festival ARTIS XII



A 12ª edição do Festival de Artes Plásticas de Seia - ARTIS 2014, começa dia 3 de Maio e prolonga-se até 29 de junho na Casa Municipal da Cultura de Seia. É a festa das artes, que abre caminho aos artistas locais e outros convidados, contemplando as áreas da pintura, escultura, fotografia, música, teatro e outras. O cartaz saiu agora, o catálogo está em fase final de elaboração e este é mais um caso com muitos motivos de partilha comum, centrada na criatividade. Dos chamados talentos locais e de outros que trazem a Seia novas correntes e conceitos criativos. O pano de fundo sugerido como fio condutor nos trabalhos a apresentar assenta na magia da montanha, como desafio à produção de novas leituras sobre esta região da serra da Estrela. Visões, simultaneamente autorais e contemporâneas, de modo a descobrir os vários universos marcados pela magia da montanha, pelas tradições culturais, produtos, paisagens e pessoas.

O programa acaba de ser divulgado e contempla várias atividades paralelas. Um concerto com a Orquestra Didática do Conservatório e homenagem aos artistas locais José Baptista (teatro e música) e Ivo Mota Veiga (pintura), na abertura do festival.

Nos dias 7 e 14 de maio, vários utentes de instituições de Seia vêm à rua conhecer pontos de interesse cultural e histórico da cidade, em direção à Casa da Cultura para visitar as exposições, com pintura ao vivo, numa iniciativa designada “Um dia para… Sorrir, Compreender, Tolerar… À descoberta de Seia”.

No dia 10, à tarde, terá lugar a exibição do filme “Alumbrones” de Bruce Donnelly, sobre a atividade artística em Cuba e que foi exibido na última edição do CineEco. No dia 13 à noite será vez de um espetáculo de Stand Up Comedy com Serafim, contador de histórias; no dia 17 à noite a segunda Mostra de Música Moderna de Seia e no dia 18 à tarde o Festival Especial, com interpretações de pessoas portadoras de deficiência.


O Teatro também marca presença no Festival ARTIS. No dia 24 à noite terá lugar uma performance retrospetiva dos 10 anos do Senna em Palco, Grupo residente da Casa da Cultura. No dia 5 de Junho, á tarde o espetáculo “Há Dias Assim”, pelo Teatro das Beiras; no mesmo dia à noite  (ES) MOTIN – Caixa Objeto, por António Batista e Luiz Morgadinho e no dia 21 à noite Apresentação do Exercício final do VII Curso de Iniciação Teatral.

A terminar, está prevista uma Residência Artística de pintura, fotografia, escultura, música e escrita criativa.

Relativamente às exposições, as mesmas decorrerão nos vários espaços da Casa da Cultura de Seia e a retrospetiva dos 10 anos do Grupo Senna em Palco, nas montras do edifício da antiga Sofal. Ao todo são mais de meia centena de artistas locais e convidados.

Depois de concebidas as exposições colectivas e a restante programação, o desafio da organização é levar os públicos a usufruir da oferta, nesta ‘festa’ organizada pelo município em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia. Onde todos são chamados a criar e a ser público, numa espécie de ‘espectador emancipado’!





Sem comentários:

Enviar um comentário